“As 4 Estações d’O GAJO”, título que se inspira no nome de uma das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723), consiste num trabalho dividido em quatro peças, cada uma com cinco músicas, em que cada peça terá o nome de uma estação de comboios de Lisboa.
Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré dão assim o mote para a viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. Não com um destino real, certo e determinado, mas evocativo das muitas viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve.
Este trabalho quadripartido convida o ouvinte a experimentar os múltiplos espaços e colorações emocionais que nascem da plasticidade da Viola Campaniça e do universo criativo d'O GAJO, em todos os seus percursos, narrativas e paisagens sonoras. Quatro partes de um diálogo com uma linha de continuidade criativa, e um corpo de trabalho com diferentes amplitudes semânticas, em que o todo é diferente de cada uma das partes e cada parte é um todo autónomo com o seu próprio significado.
Música instrumental de apetência singular para melodias que evocam uma Portugalidade que remonta a um tempo ainda antes de Portugal ser Portugal, onde habitam referências arábicas e mediterrânicas, vindouras de um passado que todos temos no nosso imaginário pelas referências que até hoje dão vida a muita da nossa cultura moderna e contemporânea, sendo a própria Viola Campaniça, pela sua estrutura, desenho e sonoridade, um flagrante exemplo disso.
Esta colecção apresenta vinte músicas inéditas que serão editadas em quatro momentos do ano de 2019, fazendo corresponder cada um desses momentos a cada uma das 4 estações do ano - Inverno, Primavera, Verão e Outono.
Uma nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d'O Gajo como um escultor de pássaros livres.
Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré são “As 4 Estações d’O GAJO”.
20 músicas em 4 EPs lançados nas 4 estações do ano de 2019.
Uma nova viagem a bordo de uma Viola Campaniça de apetência singular para melodias e paisagens sonoras que evocam uma Portugalidade que remonta a um tempo ainda antes de Portugal ser Portugal. Música instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d'O Gajo como um escultor de pássaros livres.
“Alcântara-Terra” é o quarto EP da colecção de 2019 “As 4 estações d’O GAJO”. E com o Outono, chega o último EP da colecção “As 4 estações d´O GAJO“. “Alcântara-Terra” trás-nos mais 5 temas originais onde a Viola Campaniça se mantém como principal voz e elemento agregador de uma personalidade única num projecto ligado à terra mas sem complexos ou restrições.
Completa-se assim uma viagem por 20 músicas que terminam como quem chega de uma grande viagem, um fim de ciclo que abre sempre portas ao arranque de um novo.
O tema “Doutor Boro” conta com a inspirada participação de Karlos Rotsen (Martinica) ao piano.
Tracklist
1. O Homem do Saco
2. Ópera do desastre
3. Doutor Boro (com Karlos Rotsen)
4. Conto do Vigário
5. Oitava Solidão